Clínica Julio Moreira – Implantes Dentais
Os dentes escurecem, basicamente, por dois fatores: manchas extrínsecas, advindas da dieta alimentar, e idade. Um bom controle de placa, com técnicas adequadas de fio dental e escovação, reduz bastante a formação de manchas escurecidas. A redução da frequência na ingestão de bebidas escuras, tais como refrigerantes de cola, mate e café, também ajudam. Procure um cirurgião dentista e avalie a possibilidade de um clareamento ou orientação da técnica de escovação adequada.
De forma geral, devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses para uma consulta de manutenção. Nessa consulta iremos avaliar risco de cárie, análise de possíveis “sinais” ou “pintas” em tecidos moles (bochecha, língua, lábio e céu da boca), oclusão e saúde gengival. Deve-se realizar, também, a chamada “limpeza”, que consiste em remoção dos cálculos (tártaros), manchas e placa bacteriana. É muito importante realizar, durante as manutenções, correção da técnica de escovação e fio dental.
Mas existem alguns cuidados que podemos ter em casa para manter nossos dentes branquinhos, confira:
Há várias técnicas descritas na literatura científica. O importante é que seja atraumática e que atinja todas as superfícies dos dentes: deve-se percorrer a arcada num sentido para que não se esqueça de nenhuma parte, pois se for feita aleatoriamente, áreas vão ser escovadas demais e outras, esquecidas.
A técnica mais utilizada pela população que nunca teve orientação de higiene oral é a horizontal, que traumatiza mais a gengiva. Outras técnicas como varredura são mais eficazes e geram menos dano.
De modo geral, as escovas rotatórias são bastante eficazes. Pode ser recomendada, também, para quem tem alguma limitação motora.
Pelo menos uma vez ao dia, seguindo uma direção para não esquecer nenhum lugar. O importante é o atrito do fio sobre a superfície dentária para a remoção da placa, como se fosse uma toalha no pescoço, entrando ligeiramente dentro da gengiva.
Muitos produtos são vendidos, principalmente na internet, prometendo clareamento dental “milagroso”. Nós, profissionais sérios, temos a obrigação de informar as pessoas. Fórmulas mágicas não clareiam os dentes. E há tempos que as pesquisas demonstraram que o clareamento a laser também não é eficaz. O que clareia, de verdade, são fórmulas químicas específicas, em forma de gel, com diferentes concentrações e diferentes tempos de uso, seja no consultório ou em casa, mas sempre sob supervisão do cirurgia dentista.
A resposta é não! Não há evidência científica séria que aprove o seu uso. Clareamento só funciona com supervisão do cirurgião dentista. Fórmulas mágicas não existem. Assim como o shampoo da propaganda não deixa os cabelos mais lisos e fortes, essas fórmulas também são apenas marketing das empresas. Clareamento dentário é coisa séria e precisa de um profissional.
Fale aqui!