Clínica Julio Moreira – Implantes Dentais
Embora muitas pessoas pensem que a ideia de repor a ausência dentária tenha surgido agora, relatos históricos de 4.000 (quatro mil) antes de Cristo (a.C) apontam o uso primitivo de implantes, de forma amadora, por chineses. Desde então a busca pela reabilitação mastigatória e estética não parou de evoluir.
O tratamento de implantes já é uma especialidade clássica na odontologia. Atualmente é o meio de reabilitação oral mais seguro e moderno que existe, já as cirurgias são pouco invasivas e bem toleradas, afim de reabilitar a mastigação e estética sem que o paciente se ausente de suas atividades cotidianas por muitos dias.
Os implantes orais vêm para substituir a prótese total removível (popularmente conhecida como dentadura ou chapa), prótese parcial removível (popularmente conhecida como roch) e repor a ausência de um ou mais dentes.
Trata-se basicamente da fixação do pino de implante na arcada dentária, o período de ósseointegração e por fim a fixação da prótese dentária, em cima do pino de implante.
É conhecido como o meio de reabilitação mais seguro e eficiente, pois proporciona ao paciente a segurança de se alimentar e sorrir sem preocupação. O tratamento é realizado em um período razoavelmente curto e requer do paciente somente cuidados em casa, higiene assídua e visitas periódicas ao dentista.
O tratamento de implante dispensa o uso de fixadores em pasta ou em pó adquiridos em farmácias pois é fixo. Uma vez fixos na estrutura óssea da arcada os implantes não são removidos, promovendo a longevidade do resultado do tratamento.
O implante é a solução para os pacientes que perderam dentes por algum trauma, pela evolução da cárie, pela doença periodontal ou pela ausência congênita de dentes.
Basta procurar um Cirurgião Dentista especialista em implantes de referência em sua cidade. A partir daí, o segundo passo é marcar uma avaliação odontológica inicial completa presencial.
Nessa avaliação o doutor provavelmente avaliará o dente ou os dentes a serem repostos, além de toda a arcada, estrutura óssea, posição dos dentes, espaços necessários, alinhamento dos dentes na arcada dentre outros critérios.
Vale lembrar que, por ser um procedimento cirúrgico, caso o paciente faça o uso de alguma medicação controlada é indispensável comunicar o profissional durante a avaliação, afim de atenuar riscos.
Tendo realizado a avaliação inicial, o exame de tomografia dental computadorizado 3D, avaliação final e consecutiva autorização por parte do Cirurgião Dentista especialista que irá realizar o procedimento, basta dar início no tratamento.
Fale aqui!